24 de set. de 2010

Delegar é diferente de implorar

Será que nas famílias do futuro a divisão de tarefas vai ser mais justa? Não adianta culpar filhos e maridos. A gente dá um tiro no próprio pé quando arruma tudo sozinha porque acha que faz melhor. Acha. Com esse perfeccionismo uterino, o pessoal perde a chance de praticar. Grande coisa esticar a cama mais perfeita do universo! De noite, sua obra prima vai bagunçar de novo. E nas manhãs seguintes, lá estará você de lençol em punho, sozinha.
Olha o que um falecido chefe me disse: quem delega, tem que aceitar que o outro vai fazer diferente do que você faria. Esse diferente não é necessariamente pior. Aceitando isso, a avaliação é outra. Funciona nas empresas, devia funcionar em casa.
Há séculos as mulheres se ferram no setor Lidas Domésticas (o famoso terceiro turno) porque preferem elas mesmas fazerem do seu jeito - que é sempre mais adequado, mais correto, mais rápido, mais limpinho, mais produtivo. E ficam com mais trabalho, óbvio.
Eu tenho dificuldade em pedir. Quando vejo, já guardei, arrumei, limpei. Talvez o erro comece no verbo. Pedir ajuda? Pedir favor? A gente não se dá conta mas repete um coitadismo arcaico que vem lá dos antigamentes. Justo hoje, quando a internet ensina a ser colaborativo e compartilhar tudo.

Tá. Prometo reler esse post até aprender a delegar.

Imagem: Gadget Review

8 comentários:

Fernanda Reali disse...

Autoritarismo é quando mandam em mim. Democracia é quando eu mando nos outros.

Tem essa frase, né?

Combina bem com teu post. Em vez de somente delegar, sugiro ESCALAR pra turnos de trabalho. Aqui eu já faço isso.

Aí Guga sempre pergunta: mamãe, vc está mandando ou está pedindo?hehe

Giuliana: disse...

É, mesmo ainda não sendo totalmente responsável por um lar, sinto na pele o perfeccionismo.

Achar que quem fará as coisas corretamtente será apenas eu. Mas tenho tentado mudar muito em relação a isso, pois não quero ser uma escrava do lar.

A idéia da Fê, de turnos acho que é o mais sensato a se fazer.

Beijos.

Patrícia Gomes disse...

Olha esse post eu vou imprimir e dar pra minha mãe. rs Ela nem delega, eu faço! Mas nunca tá bom o suficiente, porque bom mesmo é do jeito q ela faz, a hora que ela quer e pronto. ;oD

Vamos ver se surte efeito na Delegada de casa! ;oD

Xêros, frô
Paty

Patricia Daltro disse...

Vou imprimir e colar na geladeira e levar na carteira. Acabo caindo muito no erro de achar que é melhor do meu jeito e acabo às vezes me sobrecarregando ou questionando o que foi feito pelo outro... o que gera estresse.

Patricia Daltro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Regina Laura disse...

Ah, como eu preciso aprender isso!!!

Qdo me dou conta tb. já estou fazendo...

Que bom ler esse post..rs

Beijos

Géssica Maciel "Petit Pois Lilás" disse...

Receio que eu tb tenha que ler e reler esse post várias vezes, até conseguir vencer o bloqueio que tenho em delegar tarefas aos 3 "homens" da minha casa... Fica sempre aquele mosquitinho zumbindo na minha orelha, dizendo que eu faço melhor, que só o meu jeito é o certo... e nessa, quem dança sou eu!
Valeu pelo alerta, Magali!
bjão e ótimo fds!!!!

Rossy disse...

Eu faço o terceiro, segundo e 1o turno.
As vezes até hora-extra.