29 de out. de 2009

PJs

Você é PJ como eu? Paga GPS e não tem FGTS? Ainda não decorou seu CNPJ? Tem como sócio (1%) a mãe, irmão, marido, mulher? A sede da firma é, casualmente, o lar doce lar? Ou o endereço de algum parente do interior, onde o imposto é bem menor?
Ei, se você se encaixou no parágrafo acima, não precisa ser um reles PJ! Um pouco de ambição é saudável. Você S.A. pode ser o CEO, o VP, o Diretorzão da birosca, o Me Myself Worldwide Associated.
E carimbo, você tem? Uma empresa que se preze precisa ter carimbo. Tive que fazer um quando mudei de casa. E poft, poft, poft, carimbei cada folhinha branca, amarela e azul do talão exatamente no mesmo lugar, para ficar dentro do alinhamento estratégico da firma. Guardo ele como lembrança, carimbos ficam obsoletos da mesma forma que os computadores antigos. Só me arrependo de não ter comprado aquela caixinha com almofada de tinta – peguei emprestado, vê se pode!
E estoque de carbono, você tem? Uma empresa séria e consolidada no mercado não pode ter somente 2 carbonos já gastos (1 dividido ao meio, né?). Cada vez que abro a gaveta da mesa de cabeceira e pego meu talão de notas fiscais, subitamente assumo o papel (em 3 vias autenticadas) do Financeiro. Emito a comprovação dos excelentes serviços prestados com a Bic recém-contratada e rezo para que o cheque entre logo.
Os sócios que me perdoem, mas ter firma é um pé no saco. Só a gente trabalha! Quem fica com os dedos sujos de carbono? Quem entorta os clipes quando os clientes somem? Quem leva as vias azuis pro contador (esperando que ele consiga ler alguma coisa ou doe um carbono novo). E adivinha quem vai comprar envelope pardo quando termina?!
E Time Sheet, você tem? Avaliação de desempenho? Distribuição de lucros? Caixa dois? Nãooooo!! Você é um PJotinha, um pequeno empresário que ainda não chegou lá. Na verdade, adoraria tocar fogo no seu CNPJ se alguém o contratasse com carteira assinada hoje mesmo.
RSVP se você é PJ. Podemos fazer juntos as nossas festas de final de ano e economizar pro IR. Ou você não contou com o plus a mais do contador?

Um comentário:

Fernanda Reali disse...

Bom dia! Vou tuitar. Adorei!