10 de jun. de 2011

O livro do ano

Ainda estou digerindo as últimas páginas desse livro maravilhoso e já estou com saudade de Emma e Dexter. Não é qualquer livro que me arrebata dessa forma, que me faz ler mais de 400 páginas em duas semanas. David Nicholls é roteirista e desenha as cenas na nossa frente. Tem um humor inteligente e manda muito bem nos diálogos. Tantas frases que eu queria ter escrito (não seria pretenciosa a ponto de achar que eu conseguiria escrever o livro inteiro).

Cada capítulo é o dia 15 de julho de um ano diferente, desde a data em que eles se conheceram. A gente acompanha 20 anos dessa amizade que é um grande amor, mas os dois dão muitas cabeçadas até perceberem isso. A história já virou filme e estreia mês que vem nos Estados Unidos. Eu não aguentei de curiosidade e assisti ao trailer várias vezes. Tem jeito de ser superbom, até porque o próprio autor roterizou o filme. Mesmo assim, leia primeiro o livro porque a versão filmada dificilmente consegue superar a escrita.

O que vou ler agora? Gibi, bula de remédio, horóscopo, classificados ou qualquer coisa sem graça para que meu cérebro nem ouse comparar com esse livro - não seria justo.
O inusitado é que "Um dia" me fez reencontrar Giuliano (o irmão da Fernanda Reali) e nós praticamente lemos o livro juntos. Acho que a gente não se falava há mais de vinte anos. Ele viu a foto da capa que postei no Facebook e também comprou. Leu ainda mais rápido, o danado. A partir daí, seguimos comentando a leitura e nos emocionando da mesma maneira. Definitivamente, esse livro só me deu alegrias. Recomendo muito.

4 comentários:

Fernanda Reali disse...

Boa dica, amoreee. Vou por na lista, tenho uma pilha me esperando. Eu gosto tanto do que tu escreves que provavelmente vou gostar da tua dica de leitura também.

um beijoooooo

Giuliano Reali disse...

Adorei a menção! Só não espalha nossa idade!

Patrícia Gomes disse...

Já tá na mão e começo a leitura daqui a pouco, com certeza vou me emocionar demais... Volto e te conto depois, frô! ;oD

Xerinhos
Paty

Anônimo disse...

Bah, Fernanda acabou de contar que tu leu e curtiu. To no quarto capítulo de uma leitura coletiva (varios amigos lendo simultaneamente) e depois venho te contar. Não quis ler todo o teu post pra nao criar expectativas.. mas tem varias coisas que eu já disse ali naquele livro e tbém varias coisas que precisavam ter dito pra mim.
Ate agora me identifico com a Em.. bjbj