14 de out. de 2009

Como assim?!

Mais um mito cai, e eu nem precisei acionar os Caçadores de Mitos ou algo assim.
Os cegos também perdem o senso de direção. Sabia? É verdade. E isso me deixou preocupada. Todos os deficientes visuais que a gente vê na rua podem estar indo para o lado oposto do que gostariam, perdidinhos da Silva. E a gente sempre acha que eles sabem onde estão, portanto nem oferece ajuda. Mas não é bem assim.
Hoje eu vi uma senhora cega completamente desorientada. Ela caminha na mesma pista onde eu corro, é um trajeto que faz diariamente e conhece bem o terreno. Vem tranquilona, acha algum voluntário para segurar sua cordinha, engata uma conversa e caminha lado a lado. Depois, ela volta sozinha pra casa. Seguido eu a vejo e sempre admiro a desenvoltura.
Hoje ela errou feio. Quando eu cheguei, estava fora de rota, no canto oposto onde deveria estar. Tateava as pedras com sua bengala, a pista esperando lá do outro lado. Eu perguntei se podia ajudar e a levei para o lugar certo. Você acha que ela demonstrou alguma fraqueza ou se justificou, dizendo que tinha acordado do lado errado da cama ou algo assim? Que nada! Agradeceu e seguiu a vida. Remapeou mentalmente a área e foi caminhar.
Eu corri pensando nas minhas desorientações. E em como elas são pertinentes, aceitáveis, justificáveis, coerentes. Não vou me cobrar tanto assim. Se até os cegos às vezes perdem a direção, então eu estou óteeema!

2 comentários:

guto disse...

maga!
dei muita risada com teu post de hoje!

saudades!

sabe que eu sou bem desorientado tb e às vezes me preocupo... hoje tu me ajudou a dar uma levantada na moral!

beijos, Zabaleta.

Fernanda Reali disse...

Ótimo, é bom acordar e logo ler um post assim. Reposiciona a gente na pista logo de manhã. Bjs!!!