12 de jun. de 2009

Aperto do bem

Chamou a minha atenção uma série de anúncios falando que mamografia agora é lei, e estimulando as mulheres a procurarem o saudável combo consulta ginecológica + mamografia.
Até que enfim! Agora todas vão ter acesso a um exame que já deveria ser rotina. Tomara que elas façam bom uso dos seus direitos. Pior que esse atraso de vida só mesmo a quantidade de mulher que tem plano de saúde e não usa. Garanto que muitas executivas bem-informadas sabem a data da fundação da empresa mas não lembram quando fizeram o último check up. Não acham tempo e vão contando com a sorte. Quero ver se elas perdem a hora da unha e do aeropumpbody.
Eu tenho uma coleção de mamografias, comecei bem antes da idade indicada pra acompanhar um nódulo. Mesmo sendo benigno, todo ano eu vou lá pra conferir. Há pouco fiz duas mamografias seguidas, um tira-teima por excesso de zelo da médica. Bendito plano. Faço também eco mamária e todos aqueles exames. O que adianta se preocupar com roupa, cabelo, sapato, bolsa e descuidar do que é realmente importante?
Mamografia é chatinho, mas totalmente suportável. Aquele aperto dura poucos segundos. Jeans apertado na cintura dói muito mais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Estás mal informada. A "lei", o acesso e a rotina já existiam. O que ocorreu foi uma atualização, com redução da idade recomendada para o início dos exames mamográficos anuais para 40 anos, oferecidos gratuitamente no SUS. Quanto aos planos de saúde, são absolutamente malditos. Pobre da mulher (e do homem, 1% dos casos) que depender deles para tratar um câncer de mama.

Fernanda Reali disse...

Eu também faço ultra-som para acompanhar um nódulo que vimos na mamografia. Falta divulgação, pois é possível fazer esses exames com ótimos preços, mas tem que pesquisar.

Anônimo disse...

Oi, Maga!! Saudades. Há tempo não aperecia por aqui. Eu também acompanho um nodolozinho há anos e tu falaste uma verdade. Conheço muita mulher gatézima, elegante que deixa de lado a saúde.
E esse Fernando é aquele chato de sempre? Mas nem com um assunto sério esse cara não sabe contribuir! Olha aqui, minha mãe morreu de câncer de mama há pucos anos, não tinha plano de saúde e teve um bom tratamento pelo SUS na Santa Casa. Tenho certeza que tudo o que poderia ter sido feito por ela foi feito. Vai fazer uma mamografia pra ver o que é bom.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.