18 de jan. de 2010

Divagando sobre janeiro pra paulistas e gaúchos


Crônica para o site do Bourbon Shopping

Agora que é janeiro, brinde a alegria de ter sua cidade só para você. Enquanto alguns pensam fixamente em praia lotada, outros podem pensar em rua sem trânsito, cinema sem fila, lojas com provadores tranquilos, restaurante com mesas livres e muita programação cultural. Isso sim é divertido.
Não é porque você ficou em casa que vai ficar sem nada para fazer. Nessa época do ano, é mais civilizado ser urbano. Coloque suas Havaianas e redescubra a cidade. Há quanto tempo você não circula por outros bairros, não passa de novo na casa onde morou quando era pequeno ou na frente da escola onde estudou? Tudo é um convite ao turismo local, então aproveite. Os turistas ainda precisam se preocupar com câmbio e mapas. Você está no seu chão. Mas se fizer questão de aventura, corra para a piscina do clube.
Existem pessoas que esperam janeiro como quem aguarda o paraíso. São os sábios. Repare como até o ambiente de trabalho fica mais agradável com vários colegas em férias, dá para sentir o alívio circulando pelo ar central – bem geladinho. E na hora da saída, surpresa: um sorvete, um choppinho, dois, três. Escurece mais tarde, perfeito para esticar a conversa.
Se der saudade da praia, lembre-se de que o mar sempre estará no mesmo lugar, esperando por você em um momento mais propício. Agora os surfistas conseguem espaço e olhe lá. Cada centímetro quadrado está tomado de baldes e pazinhas, pés brancos e costas quentes, barracas e cangas. Sem falar nos vendedores ambulantes e insistentes. Dá vontade de jogar a toalha, e não é na areia.
Praia significa fazer as malas, revisar o carro, encher o tanque, pegar a estrada, esquecer algo no meio do caminho (tomara que não sejam as chaves da casa!), enfrentar congestionamento porque todo mundo resolve ir e voltar no mesmo horário. E quando a gente finalmente chega, fica comparando com o conforto que deixou para trás.
A cidade é toda sua, e essa exclusividade dura pouco. Casquinha de siri também tem aqui, e sol para se bronzear. Se bem que ir para o escurinho e colocar os lançamentos de cinema em dia também é um clássico de janeiro. Boas férias!
alphotos photography

2 comentários:

Garota Enxaqueca disse...

Eu realmente acredito que o melhor lugar pra se passar o veraneio é Porto Alegre, no meu caso: as filas no super foram pra praia, o congestionamento idem, o tempo sempre é bom e a tranquilidade reina absoluta. Só me falta uma casa com piscina pra ficar perfeito.
Beijos

Juliana dutra disse...

Maga, foi bem de mais no raio-x de Janeiro. Êh bem assim. Concordo contigo e a sugestao de visitar o passado êh realmente bem bacana e sempre nos reserva bons momentos. Bjs Ju