4 de jan. de 2010

Por que é tão difícil elogiar?

Como diz o Ricardo, elogio de mulher conta mais. Ele sabe das coisas, e as sutilezas femininas que não sabia eu ensinei.
No segundo dia do ano, lá estávamos nós batendo ponto no supermercado. Glamour zero. E o que eu escuto? “A tua mulher tá cada vez mais jovem!”. Bingo. Nunca saia de casa para escolher tomates sem, no mínimo, passar um rimelzinho. Encontramos casualmente uma ex colega dele que não víamos há uns cinco anos - calculei pela idade da filha que eu nem sabia que tinha nascido.
Não são todas as mulheres que elogiam espontaneamente as outras. Eu mesma reconheço que já omiti muitos elogios para a ala feminina (você também já fez isso, nem vem). Olhar já significa uma certa aprovação, as mulheres entendem esses códigos velados. Talvez seja uma mesquinharia ancestral. Ou cultural. A ameaça constante do sutiã alheio? Com certeza, eu perdi a chance de elogiar várias colegas de gênero. Quem nos ensinou a trapacear assim?
Mais tarde, quando chegamos em casa, o Ricardo brincou comigo: “aí, hein, ela te achou mais bonita!”. Eu rapidamente corrigi a informação. “Mais bonita, não. Mais jovem. Isso é melhor ainda. “ Se você passou dos 40, vai me dar toda a razão.

Ilustração: Barbara Wijnveld

Um comentário:

Fernanda Reali disse...

Que delícia! Eu amo quando me acham mais jovem, ou mais descansada! Quase explodo quando ouço isso.

Semana passada, na depilação, a atendente não acreditou quando eu disse que farei 43 em março. Ela disse, abrindo bem os olhos e me medindo toda: Parece uns 34. Claro que não pareço. Ela deve ter achado que eu parecia uns 39 e quis ser gentil, mas eu adorei.

Elogiou muito minha pele, então contei dos ácidos que uso à noite e do botox. Ela disse: sim, mas só no rosto. E a pele do corpo todo está ótima. Ai, eu quase beijei a a mulher na boca! Sim, elogio de mulher é muito mais valioso!

Eu te acho cada ano mais jovem, mas é porque estás cada ano mais magra, então o formato matrona não se instala, hehe.

Bjs