24 de mar de 2010

Assoalho pélvico

O Pilates ainda não mudou meu corpo, mas em três aulas já fez diferença no vocabulário. Descobri que eu tenho um assoalho pélvico!! E é melhor não rir porque você também tem. Assoalho todo mundo sabe o que é, então imagine um chãozinho com músculos. Fica lá no fundo do corpo, tipo assim um porão na bacia. Se errar de porta, dá na bexiga.
E não é gíria do Pilates, não. Digitei assoalho pélvico no Google e apareceram 61.200 citações. A coisa é científica. Vai ver eu tenho um rodapé uterino, uma escadinha estomacal e nem sei. Metáforas ajudam na conscientização corporal, que é a base do Pilates. Então a partir de agora vou me agarrar no assoalho pélvico. Já consigo enxergar o meu. Um pouco empoeirado pela falta de uso, mas nada que um Ajax e um escovão não resolvam.
Tem outra expressão que me deixou curiosa: caixa neutra. Parece que também tenho uma, mas ainda ignoro sua localização. E se, um dia desses, eu colocar a caixa neutra em cima do assoalho pélvico? Arranha tudo lá dentro?
Imagem: Flickr.

4 comentários:

Leca disse...

Magali...
terrível como não sentimos e nem conhecemos nosso próprio corpo...
Eu tenho músculos que nem sabia...só descubro...depois da yoga...quando eles gritam por alívio...
beijos
Bom Pilates
Leca

marie disse...

Hahahaha! Eu fiz Pilates durante 6 meses, meu assoalho pélvico ficou um luxo, menina! Aliás, iso me faz lembrar que tenho que recomeçar urgente. O meu assoalho deve tá sentindo falta daquela enceradinha 2X por semana! Besos

Andressa disse...

Olá Magali,
Sou nova por aqui, lendo o seu blog. Foi hj, ouvindo o Pretinho Básico, ouvi a Rodaika falando em ti e no teu blog que bateu a curiosidade de vir aqui.
Por acaso, sou Instrutora de Pilates, e achei interessante a tua persepção do assoalho pélvico. Aos poucos, tu vais descobrir vários outros "cantinhos" da tua casa-corpo.
Beijos,
Andressa Moreira

Silvia Gomes disse...

Oi Magali, quem me indicou para ler esse seu texto sobre o assoalho foi a Andressa que escreveu aí em cima. AMEI!! Te convido a conhecer meu blog que tem várias viagens, sobre vários cômodos do corpo...rsrsr. Beijoca! www.pilatespaco.blogspot.com