26 de mar de 2010

Repetindo um dos primeiros posts do blog



Esse texto foi escrito originalmente para o site Argumento em 2006 ou 2007, com o nome "Oração da Mulher". Circulou bastante na internet, virou um lamentável power point edificante e foi lido pela Ana Maria Braga, para toda a audiência da Globo, como texto de autor desconhecido. Depois, em 2008, virou anúncio para o Dia da Mulher, finalmente com a minha autorização.

E essa semana ele ressurgiu na minha vida. Na quarta, a Rodaika leu a Oração no programa Pretinho Básico, da Atlântida FM aqui de Porto Alegre. Eu, que sempre estou ligada no PB, não ouvi. O Ricardo, sim. E me ligou na hora. Só consegui falar com ela depois do programa, graças ao meu amigo Miltinho Talaveira. E hoje, a Rodaika retomou o assunto no PB, dizendo que muitas pessoas pediram a Oração e que a autora (!!) havia aparecido. Falou meu nome, citou duas vezes o blog e eu tive o recorde de acessos: 517! Para mim, uma pequena multidão de novos leitores. Sejam bem-vindos!



Oração da Mulher


Senhor, me ajude a nunca desistir de ser mulher. Coloque um espelho no meio do meu caminho entre a lavanderia, o supermercado, o sapateiro, o colégio e a locadora. E que, ao me olhar, eu goste do que veja. Não deixe que eu passe uma semana sem usar um batom bem vermelho, uma bota bem alta ou um jeans bem justo. Proteja meus cachos do vento e os brincos e anéis dos olhares invejosos. Nunca deixe faltar na minha vida comédias românticas e boas depiladoras. Deixe que eu fecho os registros e as janelas. Mas, por favor, abra algumas portas. Nem que seja a do carro. Se eu estiver com vontade de chorar, faça com que eu chore um dilúvio. E que tenha saído de casa sem pintar o olho. Para cada dia de TPM, me dê uma vitrine com sapatos lindos. Já que eu nunca pedi milagres, faça com que minhas celulites sejam ao menos discretinhas. Me dê saúde, tempo livre, silêncio. E que nunca falte O.B. na minha bolsa. Nos engarrafamentos, faça com que eu ligue o rádio e esteja tocando minha música preferida. E que eu lembre da letra para cantar. Dê forças para eu insistir que meus filhos comam salada, digam por favor e obrigada, limpem a boca no guardanapo, façam as pazes e puxem a descarga. Cegue meus olhos para as sujeiras nos cantos e os brinquedos no meio da sala – eles vão estar sempre lá, isso eu já vi. Ajude para que eu chegue do trabalho e ainda consiga brincar, ver desenho, contar história, fazer cosquinha, pintar dentro da linha preta. Ou fazer só uma dessas coisas. E se eu não tiver a menor condição de me manter em pé, faça com que meu filho chegue dormindo da escola. Em dias difíceis, dê coragem e persistência para eu seguir na dieta. Faça com que eu não esqueça de ligar para os meus pais e meus amigos. Dê firmeza para os seios e para a hora do castigo. Ajude para que o meu trabalho não seja bom somente no dia do pagamento. Proteja minhas poucas horas de sono e não me julgue mal caso eu não acorde no meio da noite para cobrir meus filhos. Não deixe que a minha testa fique tão franzida a ponto de parecer uma saia plissada. E eu, uma louca estressada. Faça com que o sol seja meu personal trainer, meu complexo de vitaminas, meu carregador de bateria – mas quando eu pedir um diazinho de chuva, não pergunte por quê. Para cada batata quente no trabalho, me dê um café recém-passado. Entenda quando eu rezo para cancelarem uma reunião – não é gastar reza à toa, pode ter certeza. No meio de tudo isso, faça com que eu ache tempo para virar namorada de novo, ir no cinema, jantar fora, beijar na boca, dormir abraçadinha. Ilumine o espelho do banheiro e proteja minhas pinças, meus cremes e segredos. Ajude a não faltar gasolina, não furar o pneu, não arranhar a calota. Afaste os motoqueiros do meu retrovisor. Proteja meu sorriso, meu humor, meu intestino. Senhor, por pior que seja o meu dia, faça com que ele termine, e não eu.

15 comentários:

Paty disse...

simplesmente ameiiii...

eu ouvi hj no pretinho básico, falarem do seu blog.. entaum vir ver..

estou lhe seguindo com carinho

bjinhus

Paty disse...

simplesmente ameiiii...

eu ouvi hj no pretinho básico, falarem do seu blog.. entaum vir ver..

estou lhe seguindo com carinho

bjinhus

Leca disse...

Adorei...
só faltou o...
Amém...

beijo e ótimo final de semana pra você...
Leca

Anônimo disse...

o texto é btão bacana que até homem gosta. e repassa pra mulher/namorada.
adorei.
raul.

Gislaine Fernandes disse...

Realamente o texto é tão bom que até homem gosta.Lindo ,forte, sem ser sensível.
BEIJOS

Anderson Marcos disse...

Realmente seu texto transcende a barreira entre homem e mulher.

Fiquei apenas sabendo do seu blog, o qual diga-se de passagem, é realmente interessante e não havia lido a tão falada oração.

Gostei do seu BLOG e com certeza irei acompanhá-lo de perto.

Um beijo e meus Parabéns pelo seu texto e por vocês mulheres existirem!

Ale disse...

Muito bom a "Oração da Mulher",ouvi no Pretinho Básico e amei...
Estou te seguindo com carinho!!!

Bju

Bárbara disse...

Que texto mais lindo *-*

Ouvi no PB hoje, pela internet, sobre o teu blog. Realmente, você merece ser citada com muito orgulho por essa oração magnificamente verdadeira e expressiva.

Meus mais sinceros parabéns ^^

Se puder, faça uma visita rápida ao meu blog http://um2ezoom.blogspot.com/
Sei que seguimos estilos bem diferentes, mas isso não a impede de conferí-lo.

Obrigada!

Muito sucesso!!!

Lina Rocha disse...

Parabéns pelo texto tão fiel às mulheres dos séculos XX e XXI. Só mesmo quem vive esta rotina pode partilhar do magnífico retrato feminino que você retratou. A cada linha, me encontrava em sua discrição. Sou mulher, mãe, profissional, separada, namorada e tento, assim como você, me manter em pé diariamente!!! Fiquei confortada de compreender que essa luta não é só minha!

Priscila disse...

Parabéns, Maga. Leio teu blog desde os tempos do Diário e, fã que sou, sugeri teu texto, pro mesmo Miltinho, pro nosso Guia de Verão. Parabéns pelo reconhecimento, certamente mereces. Um beijo.

Suelen SC disse...

Sou outra qe ouvi no PB e esse blog agora faz parte da minha vida!adooooroo tudo aqi, vc é mto especial e espirituosa!
grande beijoo
e qe nunca lhe falte inspiração para qe a gnt sempre esteja ctg!

bernard disse...

É isso mesmo!

" Afaste os motoqueiros do meu retrovisor "

Adoro!

BJO'zs

bernard disse...

É isso mesmo!

" Afaste os motoqueiros do meu retrovisor "

Adoro!

BJO'zs

Anônimo disse...

vou dar uma passadinha aqui todo dia, pois adorei!! beijo

maria teresa disse...

Simplesmente a cara da mulher, vc é genial, obrigada por nos dar a honra de conheçe-la e poder nos deliciar com seus textos,bjos